SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MOSTRA DE CULTURA HISPANO-AMERICANA

              A América Espanhola ou América Latina como conhecemos é formada por diversos países que possuem sua origem hispânica, preservando suas raízes culturais, costumes e características sociais bastante peculiares.
            Nosso país por sua localização geográfica, amplitude e características socio-políticas, ocupa posição privilegiada no contexto latino-americano, desenvolvendo estreitos laços internacionais com nossos vizinhos, a exemplo das relações do MERCOSUL e CONESUL, que são muito mais amplas do que somente comerciais, percebidas nos municípios próximos de Santana do Livramento, Aceguá, Barra do Quaraí e Uruguaiana, fronteira com o Uruguai e Argentina, onde as culturas de ambos os países estão permeadas com as nossas.
              Na busca de vivenciar estes costumes, no dia 10 de novembro de 2012, pela parte da manhã, os alunos do CTBM/SG participaram da 1ª Mostra de Cultura Hispano-americana, desenvolvendo diversas atividades na sede do liceu militar, sob a execução das Professoras Patrícia de Lingua Espanhola, Sônia da Supervisão Escolar e coordenação da Seção de Ensino.
              As atividades culturais abrangeram os países vizinhos ao Brasil, mostrando ao público que visitou nosso colégio, um pouco da cultura da Bolívia, México, Porto Rico, Honduras e outros países que possuem cultura hispanica. 
             Durante as atividades desenvolvidas, também houve apresentação da Escola de Dança Valéria Lacerda, através de seus bailarinos dançando diversas músicas ao ritmo da Salsa. 
             De forma diferente de outras atividades, procuramos a opinião de algumas pessoas sobre o evento, tendo o Sr Hélio Menna, que já foi secretário de educação do municípío de São Gabriel, salientado que "este tipo de atividade, além de contribuir para a competência, organização, trabalho em equipe, resgata a cultura dos países apresentados e agrega conhecimento profundo aos alunos. Salientou ainda que este modelo de trabalho poderia ser adotado pelas escolas, pois é simples, de baixo custo e de grande relevância para o conhecimento dos alunos."
            A Professora Dóia, regente da disciplina de História do nosso CTBM/SG, manifestou-se por estar "encantada com o que percebeu em nossa escola, pois em primeiro plano notou que o trabalho da Professora Patrícia alicerçou-se em confiança e interação com os alunos, exercitando o envolvimento, responsabilidade e criatividade dos nossos adolescentes. Ressaltou também que a família esteve envolvida com o trabalho proposto e que em todos os seus anos de trabalho poucas vezes verificou atividade parecida".

        O Corpo de Alunos que sempre desenvolve papel fundamental nas atividades do Colégio Tiradentes, nesta oportunidade criou voz através das palavras da Soldado Costa, relatando que "a atividade é muito boa, pois estimula a criatividade e interação dos alunos, professores e de todas as demais parcelas da comunidade escolar do Tiradentes".

Parabéns à Professora Patrícia, Sônia, Seção de Ensino e Corpo de Alunos pela coordenação dos trabalhos e em especial aos nossos alunos que nos surpreendem a cada dia e a cada atividade desenvolvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário