SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

PATRONO DA BRIGADA MILITAR

PATRONO DA BRIGADA MILITAR - CEL AFFONSO EMÍLIO MASSOT


Em virtude de seus feitos heróicos, o Governo Federal concedeu-lhe honras de tenente coronel do Exército, através de Decreto, em agosto de 1894.
Nasceu em 16 de outubro de 1865, na cidade de Pelotas (RS), e faleceu em 21 de outubro de 1925, em Porto Alegre. Durante a Revolução Federalista (1893/1895), Affonso Emílio Massot assumiu o comando do 2º Batalhão de Reserva, subordinado à 2ª Brigada, no posto de capitão, sendo promovido, logo em seguida, ao posto de major.

 Assim, ainda em 1894, o tenente coronel Affonso Emílio Massot foi incluído nos quadros efetivos da Brigada Militar e, no ano seguinte, assumiu o comando do 2º Batalhão de Infantaria do serviço ativo da Brigada. 
Em 1914, durante a Campanha do Contestado, o tenente coronel Massot comandou uma coluna expedicionária da Brigada, até a divisa com Santa Catarina, em uma missão teve a duração de 5 meses.
 Em 31 de Março de 1915, recebeu, interinamente, das mãos do coronel Cipriano da Costa Ferreira, as funções de Comandante-Geral da Brigada Militar. Nessa situação, conservou-se até 18 de Maio de 1917, quando, por ato do Presidente do Estado, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, foi promovido ao posto de coronel e efetivado na função. Foi o primeiro oficial dos quadros da força a exercer efetivamente a função.
 Participou, ainda, das Revoluções de 1923 (Assisista) e de 1924 (em São Paulo).
 Seus trinta e três anos de serviço à milícia gaúcha, foram marcados por sua bravura, correção de atitudes e lealdade consciente à ordem e à lei.
 Em 20 de Outubro de 1953, através do Decreto nº 4.221, foi instituído o patrono da Brigada Militar, o coronel Affonso Emílio Massot.