SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2013

               "Inteligência, no sentido em que aqui emprego a palavra, no sentido que tem etimologicamente e no sentido em que se usava no tempo em que as palavras tinham sentido, não quer dizer a habilidade de resolver problemas, a habilidade matemática, a imaginação visual, a aptidão musical ou qualquer outro tipo de habilidade em especial.
                Quer dizer, da maneira mais geral e abrangente, a capacidade de apreender a verdade. A inteligência não consiste nem mesmo em pensar. Quando pensamos, mas o nosso pensamento não capta propriamente o que é verdade naquilo que pensa, então o que está em ação nesse pensar não é propriamente a inteligência, no rigor do termo, mas apenas o desejo frustrado de inteligir ou mesmo o puro automatismo de um pensar ininteligente.
                 O pensar e o inteligir são atividades completamente distintas. A prova disto é que muitas vezes você pensa, pensa, e não intelige nada, e outras vezes intelige sem ter pensado, numa súbita fulguração intuitiva." (Inteligência e verdade. Duas aulas do Seminário de Filosofia, Curitiba, agosto de 1994. Transcrição de Luciane Amato, não revista pelo autor)

                 No decorrer dos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2013, o comando do CTBM/SG esteve reunido com os professores lotados neste liceu militar para a realização da 1ª parte da Jornada Pedagógica 2013, tratando sobre relevantes assuntos que pautarão a execução das atividades letivas planejadas para este corrente ano.
                 Durante estes dias foram analisadas diversas questões pedagógicas que servirão de parâmetros para o desenvolvimento do planejamento político-pedagógico de nosso colégio, propiciando o crescimento constante que se pretende buscar.
                 Para tanto, necessitamos o engajamento completo de todas as instâncias de nossa comunidade escolar, com vistas a superarmos os índices até então obtidos desde o ano de 2010, quando o CTBM/SG iniciou suas atividades. Muito se melhorou até hoje, entretanto ainda temos que melhorar constantemente em busca da excelência do ensino médio.
                 Todos os nossos professores estão buscando ferramentas, processos e metodologias para aprimorar nossa capacidade de apreender a verdade, visando de forma única e exclusiva, a obtenção de sucesso de nossos alunos.
                  Sabemos que nossos alunos novatos por exemplo, advieram de diferentes experiências de ensino, de diferentes universos pedagógicos, cabendo a nós, comando do CT e Corpo Docente, diretrizarmos como suplanteremos estes "percalços".
                   Entretanto, sabemos também que a família possui um papel importantíssimo neste contexto em que hoje vivemos. A família desde os pais até nosso querido aluno! Não obteremos êxito sem uma compreensão global de todo o processo e sem o comprometimento de todos.
                  Por mais que em algumas situações o pensamento do "não vou conseguir" passe à cabeça: não esmoreça! Lute pelo ideal! Lute pela busca do conhecimento! Lute pelo colega sentado ao lado, pois assim estará não somente aprendendo a lutar per si, mas também pelo compatriota.
                  Isto é uma demonstração de compaixão e camaradagem pelo próximo. Isto é uma demonstração de que estás aqui para ser vitorioso, sabendo que para alcançar a vitória muito terás a fazer!
                   Nossa mensagem aos novos alunos, professores, funcionários civis, pais e policiais militares se traduz em uma pequena frase: Com trabalho planejado chegaremos onde quisermos!
                   Planejemos ... trabalhemos .... alcançemos!

                   Constitui-se nossa missão dar sempre o melhor de nós na busca constante da superação das adversidades, pois isto nos fortalece como indivíduo, nos fortalece como grupo e revigora nossa essência.
                   O Comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel, em nome do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Brigada Militar e do  Ilustríssimo Senhor Diretor do Departamento de Ensino deseja a todos um excelente ano de trabalho.

"Combata o bom combate, acabe a carreira, guarde a fé."


Nenhum comentário:

Postar um comentário