O que une as pessoas? As agruras da vida calejam as mãos e as preparam para o pesado fardo do fim da adolescência e início da maturidade. Maturidade esta que vocês adquiriram ao longo de três suados anos de trabalho e estudo com os professores, policiais militares, funcionários civis e demais colegas de turma e de colégio.
Entretanto, nossa vida não é constituída somente de agruras, mas de felicidades, de desejos, de vontades que enchem nossos corações e mentes em todos os instantes que estamos vivos e atentos ao que ocorre ao nosso redor. O mundo gira ao nosso redor, porém não estamos dissociados dele, somos ele e o fizemos acontecer.
Nossos desejos para se perfectibilizar devem estar associados com a incessante vontade das pessoas de bem, das pessoas que possuem a consciência de que para se alcançar o sucesso e a felicidade devemos trabalhar para que isto aconteça. Este trabalho faz a todos os que labutam ,merecer o sucesso tão almejado.
O que une as pessoas então?! As felicidades alcançadas nos preparam para compreender que o pesado fardo não é tão pesado assim; desde que tenhamos a rusticidade necessária para suportá-lo. Suportaremos este fardo se tivermos a experiência, maturidade e qualidades para primeiro entendê-lo como parte de um rito de passagem à vida adulta. Segundo para interpretá-lo com a perspicácia de quem conhece seus mais abissais sulcos, rugosidades, texturas, profundidade e, por fim, ter a sã consciência que um dia seremos mestres, pais, chefes, médicos, dentistas, juízes, promotores, comandantes e teremos a obrigação social, ética e moral de melhorar nossas vidas e repassar os ensinamentos melhorados aos que nos sucederem.
O que une as pessoas então?!! O que nos uniria seriam os momentos que passamos ao longo de nossas vidas, seriam as demonstrações de apreço pelo nosso camarada, os laços de família e amizade, as correções de percurso, os erros e os acertos, os puxões de orelha ou também o carinho demonstrado pelo afago?? Seriam também os desejos de que a vida nos possibilite viver toda sua plenitude, beleza, incertezas e certezas?
Para compreender o que é união entre pessoas, uma palavra de ordem: Lutem! Lutem pelo bem, lute pelas pessoas que precisam, lutem pelos que depositaram a esperança e a vontade que todos vocês viessem a vencer esta etapa da vida de cada um. Lutem para preservar e aprimorar as qualidades que seus professores, monitores e comandantes procuraram lhes passar em todos os seus momentos que respiraram o “ar Tiradentes”.
Construam seus castelos nas montanhas mais altas para todos vejam, se orgulhem e vislumbrem nisto um paradigma a ser seguido por aqueles que lhe sucederão no amanhã, por mais que a vida lhes tenha colocado alguma agrura neste tempo todo. Tenham a certeza que nada nos acontece em vão. Nada neste mundo criado pelo nosso senhor constitui um fardo maior do que aquele que podemos suportar.
Por fim, meus caros, não se esqueçam de honrar seus mestres: pais, mães, professores, avós, comandantes e seus próprios colegas! Honrem-nos todos os momentos de suas vidas, pois assim também um dia serão honrados pelos que estiverem sob seus auspícios e passarão suas maiores qualidades de geração a geração, traduzindo este ato como uma das maiores demonstrações de caráter e compreensão da nossa existência. Não se esqueçam de honrarem a si mesmos, pois se temos honra e a cultivamos e fortalecemos a cada dia, seremos honrados nos nossos princípios.
Obrigado pelo prazer do convívio ao longo deste tempo todo, desejando que um determinado dia, após muito tempo, caminhando pela vida, todos possamos nos encontrar e nos cumprimentarmos com sorriso no rosto e com um abraço confortante.
Desejo a todos vocês muito sucesso e vida plena.
São Gabriel, RS, 21 de dezembro de 2012.
Comandante.