A Turma 31 do CTBM-SG, no dia 04 de julho de 2012, pela manhã visitou a Igreja do Galo, em atividade desenvolvida pela Professora Sônia, supervisora escolar do CT e professora de Biologia.
Desde a inauguração do prédio, em 17 de junho, o Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, historicamente conhecido como Igreja do Galo, está com a exposição sobre a vida e obra do fotógrafo Isaías Evangelho, que registrou locais e fatos históricos de São Gabriel. No local, ainda estão dispostas as primeiras peças do acervo do Museu João Pedro Nunes, que passarão a ser abrigadas ali, como imagens sacras e objetos religiosos, como uma imagem do Senhor morto, usada em antigas procissões da Semana Santa.
Também está em exposição à mostra “Resgatando a História Cultural de São Gabriel”, com brinquedos artesanais, sob a coordenação da professora Clair Alves.
A Igreja foi o primeiro templo de alvenaria erguido em São Gabriel, no ano de 1817. Tem este nome popular por que possuía um galo de bronze no alto de sua torre. O galo teria sido trazido para São Gabriel pelo Marechal João de Deus Menna Barreto, quando de vinda das reduções jesuíticas de São Miguel, em 1805.
A igreja foi a primeira matriz da Igreja Católica no município, perdendo este posto somente em 1924, após a inauguração da Igreja Matriz do Arcanjo. Levou um século para ser concluída. Seu galo de bronze foi furtado em dezembro de 1985, nunca mais sendo visto.
A atividade desenvolvida neste dia, além de proporcionar o conhecimento de mais um capítulo da históra do nosso município, estimulou os alunos a uma bela caminhada até o local da visitação e salientou a importância da frequência aos museus e demais locais que retratam nossa cultura.