SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DE CARA COM O FUTURO

                  Durante mais uma atividade pedagógica deste ano letivo, as duas turmas de 3º ano reunidas no auditório do nosso colégio, no dia 11 de Setembro de 2013, às 14:30 horas, tiveram a honra de receber a presença do Dr. HAMILTON JARDIM, que nos concedeu a honra de mais uma vez estar presente entre nós.




                Neste dia, a atividade prevista no programa "DE CARA COM O FUTURO!", que possui o objetivo principal de explanação sobre as diversas profissões públicas e liberais, foi possibilitada ao nosso aluno uma percepção das particularidades da área profissional da medicina, trazidas por relato do próprio profissional que atua nesta área profissional.
                     O Dr. Hamilton é esposo da Professora NINA PAULA BRENNER JARDIM, docente de Lingua Inglesa do nosso Colégio, presente durante a palestra, acompanhada da Professora MAGDA MARTINS (Orientadora Educacional) e do Capitão RAFAEL ASSIS BRASIL RAMOS ARO (subcomandante do CTBM/SG).

                                Desde já agradecemos a presença, a fidalguia e a disponibilidade do Dr. Hamilton, em reservar parte de seu tempo para trazer expectativa aos nossos alunos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DICA DA SEMANA

Hoje foi a vez da Biologia! Peço que revisem com a professora no sentido de viabilizar a aplicação nas aulas.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

DOAÇÕES PARA CAMPANHA DO AGASALHO

                  O Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel, através de ações solidárias de todos os seus integrantes, participou de mais um ano de esforços para que famílias pudessem ter sua qualidade de vida melhorada.

                  Através da coleta de roupas, calçados e cobertores, podemos estender nossas mãos ao Abrigo Espírita Manoel Viana de Carvalho e o Centro Espírita Obreiros da Caridade, duas instituições de relevância no nosso município.

               




 Desde já agradecemos as demonstrações de fraternidade, camaradagem e calor humano de todas as pessoas que participaram de uma forma ou de outra durante todas as atividades iniciadas no mês de maio deste ano. 

domingo, 8 de setembro de 2013

BEBA ÁGUA

                 Abaixo damos 8 bons motivos para beber, pelo menos, 8 copos de água por dia.


  • Ajuda a eliminar toxinas: ou seja, auxilia na limpeza dos órgãos vitais do corpo. Com isso, melhora a absorção de vitamina e minerais dos alimentos.
  • Retarda o envelhecimento precoce: Tomar água com regularidade contribui para manter todos os órgãos vitais em bom estado e, com isso, evita a degeneração das células importantes do corpo.
  • Oxigena e limpa o sangue: Ela é elemento essencial do sangue. Quem bebe com regularidade vai garantir a viscosidade ideal do sangue e fazer com que ele circule melhor por todo o corpo, auxiliando no transporte do oxigênio e dos nutrientes para os órgãos vitais e recolhendo, por sua vez, os resíduos que serão eliminados pela urina.
  • Previne as rugas: A falta de água resseca a pele e deixa a cútis mais frágil e vulnerável do envelhecimento. Isso sem contar que o corpo fica mais susceptível ao aparecimento de estrias. Portanto, para evitar o estiramento da pele, muito comum na adolescência e na gravidez, aumente o consumo de água.
  • Mantém os músculos flexíveis: A água contém potássio e magnésio, dois minerais que evitam as famosas câimbras musculares.
  • Garante a sensação de saciedade: A menor forma de se alimentar é abrir o estomago com o líquido e esperar 10 minutos antes de comer. Dessa maneira o estomago fica ligeiramente saciado e prepara-se para receber o alimento, mas sem ansiedade. Um copo de água antes da comida diminui a fome em até 50%. Sem contar que as pessoas costumam confundir sede com fome ou vontade de comer. Logo, antes de atacar um chocolate, beba um copo de água.
  • Atenua as olheiras: Muitas vezes as olheiras são atribuídas ao cansaço e a genética, mas na maioria dos casos há uma dilatação dos vasos sanguíneos na região da pálpebra, o que favorece a pigmentação da pele na área. No entanto, quando a pessoa passa a beber mais água, ela aumenta o fluxo sanguíneo local, atenuando as olheiras.
  • Elimina a halitose: (mau hálito) Esse problema se deve a indigestão e a sobrecarga nos rins e nos intestinos. A ingestão do liquido limpa o estomago e os ácidos presentes nele, diminuindo as bactérias ali paradas. Sem contar que se evita também a língua branca, chamada para os odontologistas de saburra lingual, e ainda previnem-se as cáries, pois a água contém flúor e cloro.
Acessado em 08 de setembro de 2013, às 16:25 horas, do sitehttp://www.fraternidaderosacruz.com/vegetarianismo/193-a-importancia-do-habito-de-beber-agua.html

sábado, 7 de setembro de 2013

FÍSICA - ÓPTICA

Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu a partir da publicação da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luz era formada por um feixe de partículas.

Define-se luz como sendo o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais.

A Luz é uma onda eletromagnética e sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 3,0 x 105.

A óptica é dividida em:

1) Óptica Geométrica: Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A óptica geométrica usa como ferramenta de estudo a geometria.
2) Óptica Física: Estuda a compreensão da natureza física da luz e fenômenos como interferência, polarização, difração, dispersão entre outros.
Raios de Luz

São linhas que representam a direção e o sentido de propagação da luz. A ideia de raios de luz é puramente teórica, e tem como objetivo facilitar o estudo.

Um conjunto de raios de luz, que possui uma abertura relativamente pequena entre os raios, é chamado de Pincel Luminoso.
O conjunto de raios luminosos, cuja abertura entre os raios é relativamente grande, é chamado Feixe Luminoso.
Os Feixes Luminosos ou os Pincéis Luminosos podem ser classificados em:

 Cônico divergente
Os raios luminosos partem de um único ponto (P) e se espalham.



 Cônico convergente
Os raios luminosos se concentram em um único ponto.


 Cilíndrico
Os raios luminosos são todos paralelos entre si. Nesse caso a fonte de luz encontra-se no infinito, e denomina-se fonte imprópria.

Fontes de Luz 

As fontes de luz são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria ou refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em:

• Fontes de luz Primárias

São fontes de luz que emitem luz própria. Elas podem ser:
Incandescentes: Quando emitem luz a altas temperaturas.
Ex: O Sol, a chama de uma vela e as lâmpadas de filamento.

Luminescentes: Quando emitem luz a baixas temperaturas. As fontes de luz primária luminescentes poder ser fluorescentes ou fosforescentes.

Fluorescentes: emitem luz apenas enquanto durar a ação do agente excitador.
Ex: Lâmpadas fluorescentes.

Fosforescentes: Emitem luz por um certo tempo, mesmo após ter cessado a ação do excitador. Nessas fontes de luz a energia radiante é proveniente de uma energia potencial química.
Ex: Interruptores de lâmpadas e ponteiros luminosos de relógios.

• Fontes Secundárias

São aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos.
Ex: Lua, cadeiras, roupas, etc.

Princípios da óptica geométrica 

Lei da Propagação Retilínea da Luz 

Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta

Lei da Independência dos Raios Luminosos

Quando raios luminosos se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem.

Por Kléber Cavalcante
Graduado em Física

Equipe Brasil Escola

Acessado em 07 de setembro de 2013, às 21:34 horas, do site http://www.brasilescola.com/fisica/conceitos-basicos-otica-geometrica.htm .

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DICAS PARA ESTUDO DIÁRIO

Reservar de 3 a 4 horas para estudar todos os dias é o caminho para fixação de todo o conteúdo.
          O estudo diário é o segredo para um bom desempenho na hora da prova, tanto nos exames cotidianos do colégio quanto no exame do vestibular. A maioria dos professores de ensino médio e cursinhos preparatórios compartilha essa opinião e deixa claro que o estudo durante a madrugada só prejudica o rendimento do aluno nas aulas da manhã seguinte.





          O aluno deve criar uma programação diária de estudos, levando em consideração as necessidades pessoais e dedicando um tempo maior para as disciplinas em que possui dificuldades. É importante prestar muita atenção nas aulas e tirar as dúvidas na hora com o professor. O ideal é repassar tudo o que foi visto na escola no mesmo dia, evitando, assim, o acúmulo de matérias. Reserve um tempo maior para aquelas matérias que exigem muitos cálculos como matemática, física e química. O tempo para essa revisão diária não deve ultrapassar cinco horas.
             Estudar na véspera da prova além de não ajudar, atrapalha. Essa prática acaba fazendo com que o aluno adquira dúvidas na hora errada, ou seja, na hora em que elas não poderão ser sanadas pelo professor.               E como se isso não bastasse, a autoconfiança fica lá embaixo, aumentando o nervosismo na hora de resolver as questões. Se você já estudou e acha que deve revisar antes da prova, cuidado, isso pode embaralhar as informações, fazendo o cérebro criar falsas associações. O melhor é aproveitar o tempo com outro tipo de leitura, fazendo o máximo para relaxar e não sobrecarregar a mente. 
              Para quem já vai prestar o vestibular a dica é fazer as provas dos anos anteriores das universidades que você vai tentar no fim dos semestres. Dessa forma, o estudante fica mais familiarizado com o estilo e o nível da prova e fica mais preparado e calmo para quando for a hora da verdade. 
          Quando pensamos em vestibular, pensamos logo na necessidade de uma boa preparação, em um ensino de qualidade e isto é realmente importante para quem quer entrar em uma universidade renomada e de vagas muito disputadas. Procure pelos colégios que têm um bom índice de aprovação em universidades federais, e, se achar necessário, também dê uma olhada nos cursinhos preparatórios de vestibular, pois estes têm um ensino voltado à aprovação destes concursos. Mas lembre-se: o cursinho serve como um complemento do ensino médio e é um recurso extra para o estudo objetivo das provas de vestibulares anteriores. 
             A preparação continuada do aluno ajuda o mesmo a se sentir preparado para a “prova de fogo”, não deixando que o nervosismo tome conta da mente, ocasionando os famosos “brancos”, ou lapsos de memória. Porém, o estudante não deve deixar de viver para estudar. O lazer é importante para relaxar o corpo e a mente, e o esporte ajuda a manter o corpo com boa disposição, por isso, nada de chás, café, refrigerantes ou estimulantes porque o descanso é fundamental para um bom rendimento escolar. 



Acessado em 05 de setembro de 2013, às 22:30 horas, no site http://vestibular.brasilescola.com/dicas/estudo-diario.htm

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA

"Não ande apenas pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram."

Alexander Graham Bell