SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA 2013

               "Inteligência, no sentido em que aqui emprego a palavra, no sentido que tem etimologicamente e no sentido em que se usava no tempo em que as palavras tinham sentido, não quer dizer a habilidade de resolver problemas, a habilidade matemática, a imaginação visual, a aptidão musical ou qualquer outro tipo de habilidade em especial.
                Quer dizer, da maneira mais geral e abrangente, a capacidade de apreender a verdade. A inteligência não consiste nem mesmo em pensar. Quando pensamos, mas o nosso pensamento não capta propriamente o que é verdade naquilo que pensa, então o que está em ação nesse pensar não é propriamente a inteligência, no rigor do termo, mas apenas o desejo frustrado de inteligir ou mesmo o puro automatismo de um pensar ininteligente.
                 O pensar e o inteligir são atividades completamente distintas. A prova disto é que muitas vezes você pensa, pensa, e não intelige nada, e outras vezes intelige sem ter pensado, numa súbita fulguração intuitiva." (Inteligência e verdade. Duas aulas do Seminário de Filosofia, Curitiba, agosto de 1994. Transcrição de Luciane Amato, não revista pelo autor)

                 No decorrer dos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2013, o comando do CTBM/SG esteve reunido com os professores lotados neste liceu militar para a realização da 1ª parte da Jornada Pedagógica 2013, tratando sobre relevantes assuntos que pautarão a execução das atividades letivas planejadas para este corrente ano.
                 Durante estes dias foram analisadas diversas questões pedagógicas que servirão de parâmetros para o desenvolvimento do planejamento político-pedagógico de nosso colégio, propiciando o crescimento constante que se pretende buscar.
                 Para tanto, necessitamos o engajamento completo de todas as instâncias de nossa comunidade escolar, com vistas a superarmos os índices até então obtidos desde o ano de 2010, quando o CTBM/SG iniciou suas atividades. Muito se melhorou até hoje, entretanto ainda temos que melhorar constantemente em busca da excelência do ensino médio.
                 Todos os nossos professores estão buscando ferramentas, processos e metodologias para aprimorar nossa capacidade de apreender a verdade, visando de forma única e exclusiva, a obtenção de sucesso de nossos alunos.
                  Sabemos que nossos alunos novatos por exemplo, advieram de diferentes experiências de ensino, de diferentes universos pedagógicos, cabendo a nós, comando do CT e Corpo Docente, diretrizarmos como suplanteremos estes "percalços".
                   Entretanto, sabemos também que a família possui um papel importantíssimo neste contexto em que hoje vivemos. A família desde os pais até nosso querido aluno! Não obteremos êxito sem uma compreensão global de todo o processo e sem o comprometimento de todos.
                  Por mais que em algumas situações o pensamento do "não vou conseguir" passe à cabeça: não esmoreça! Lute pelo ideal! Lute pela busca do conhecimento! Lute pelo colega sentado ao lado, pois assim estará não somente aprendendo a lutar per si, mas também pelo compatriota.
                  Isto é uma demonstração de compaixão e camaradagem pelo próximo. Isto é uma demonstração de que estás aqui para ser vitorioso, sabendo que para alcançar a vitória muito terás a fazer!
                   Nossa mensagem aos novos alunos, professores, funcionários civis, pais e policiais militares se traduz em uma pequena frase: Com trabalho planejado chegaremos onde quisermos!
                   Planejemos ... trabalhemos .... alcançemos!

                   Constitui-se nossa missão dar sempre o melhor de nós na busca constante da superação das adversidades, pois isto nos fortalece como indivíduo, nos fortalece como grupo e revigora nossa essência.
                   O Comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel, em nome do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Brigada Militar e do  Ilustríssimo Senhor Diretor do Departamento de Ensino deseja a todos um excelente ano de trabalho.

"Combata o bom combate, acabe a carreira, guarde a fé."


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SEMANA DE ADAPTAÇÃO DOS NOVOS ALUNOS

                A Semana de Adaptação dos novos alunos do Colégio Tiradentes de São Gabriel teve seu início às exatas 07:15 horas do dia 18 de fevereiro de 2013, no pátio interno do colégio, onde foram recepcionados os 70 novos alunos do 1º ano.
              

                Sob o comando do 1º Tenente QTPM JAIR DEMUTTI DOS SANTOS, comandante do Corpo de Alunos, os neófitos tiveram sua apresentação oficial ao início de sua rotina de adaptação aos novos regramentos de conduta que deverão seguir durante os três anos de duração do ensino médio dos CTBM.
               Após terem sido apresentados aos seus monitores e aos alunos do 3º ano que compõem a Disciplina Zero, os meninos e meninas foram divididos nos seus grupamentos de treinamento para o cumprimento de todas as atividades previstas para a semana de adaptação.
        

     Dentre as atividades que serão desenvolvidas nesta semana estão previstas palestras com diversos profissionais da área de segurança pública e de áreas do conhecimento diverso, visando a aquisição de conhecimento a todos os novos alunos, nivelando-os para o início do ano letivo, acompanhando o Corpo de Alunos formado pelos alunos do 2º e 3º ano.
                      Acrescida a estas atividades, também foi desenvolvida a  prática de Ordem Unida, facilitando a adaptação aos gestos, sinais e vozes de comando que serão utilizadas diariamente por todos os alunos integrantes do CTBM/ São Gabriel além de atividade de Treinamento Físico. 
                    Desde já o Comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel deseja uma profícua semana de atividades  a todos, agradecendo aos policiais militares que estão engajados nesta semana, bem como aos alunos do 3º ano que compõem a Disciplina Zero, pela dedicação que já demonstraram no início dos trabalhos, rogando que tenhamos pleno êxito.
                   Da mesma forma é estendido o desejo a todos os novos  pais, mães ou responsáveis por estes já vitoriosos adolescentes, agradecendo em nome do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da Brigada Militar, pelo voto de confiança na capacidade de nossa corporação em participar da formação dos futuros novos cidadãos que um dia irão gerir nossa sociedade.


Giovani Paim Moresco - Major QOEM
Comandante do CTBM/SG