SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

terça-feira, 27 de novembro de 2012

9ª ETAPA DO CIRCUITO ESTUDANTIL GABRIELENSE DE XADREZ (CEGAX)



A equipe do Clube de Xadrez do Colégio Tiradentes de São Gabriel esteve presente na 9ª Etapa do Circuito New Life de Xadrez, que ocorreu no último sábado, dia 24 de novembro de 2012, das 8h 30min às 13 horas, nas dependências do Instituto Estadual de Educação Menna Barreto.
Esta etapa contou com a presença dos Alunos do 2º Ano ARTUR, PIRES, SANTOS, NASR e do 1º Ano CAON , ANDRÉ LUIS, WALLACE, FAGUNDES, VULCANIS, PEDRO e CARLOS, que após sete rodadas sagraram-se novamente Campeões por Equipe e individualmente obtiveram os seguintes resultados: 4º lugar - Aluno FAGUNDES, 5º lugar - Aluno SANTOS, 6º lugar - Aluno ARTUR, 7º lugar - Aluno NASR, 9º lugar - Aluno PIRES, 12º lugar - Aluno CAON, 13º lugar - Aluno VULCANIS, 14º lugar - Aluno WALLACE, 16º lugar - Aluno ANDRÉ LUIS, 18º lugar - Aluno PEDRO e 24º lugar - Aluno CARLOS. O torneio foi arbitrado pelo professor e instrutor de Xadrez Roberto Lara.

                  Na terça-feira, 27 de novembro, pela manhã, ocorre à disputa pelos Jogos Intercolegiais da Primavera – JINCOP, envolvendo escolas de Ensino Fundamental e Médio do município de São Gabriel, que estará se desenvolvendo nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus – CAIC, a partir das 8h 30min.





sábado, 24 de novembro de 2012

XADREX DO CTBM NA JINCOP

                     Na manhã desta terça-feira, 24 de novembro de 2012, foi desenvolvido no Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus – CAIC a modalidade de Xadrez dos Jogos Intercolegiais da Primavera – JINCOP, ocorrendo pelo terceiro ano consecutivo a participação da equipe do Clube de Xadrez do Colégio Tiradentes de São Gabriel, que neste ano de 2012, na classificação individual, dentro das categorias, obteve os seguintes resultados:

 1. Juvenil Masculino: 2º lugar - Aluno NASR, 3º lugar - Aluno LAUXEN, 4º lugar - Aluno ARTUR, 5º lugar - Aluno SANTOS, 6º lugar - Aluno PIRES, 7º lugar - Aluno CAON, 8º lugar - Aluno D’ÁVILA e 10º lugar - Aluno LEITES.

2. Infantil Masculino: 1º lugar - Aluno CARLOS e 2º lugar - Aluno FAGUNDES.

3. Infantil Feminino: 1º lugar - Aluna CHEPP.



                  No próximo sábado, 1º de dezembro, a partir das 13h 30min estará acontecendo nas dependências do Colégio Tiradentes de São Gabriel a 10ª Etapa do Circuito Estudantil Gabrielense de Xadrez – CEGaX, que finaliza as suas atividades e onde serão premiados os competidores e equipes que lograram êxito ao longo desse ano de 2012.
                  Convidamos a todos os enxadristas do município, nem como a comunidade escolar que participem do evento desta próxima tarde de sábado, nos honrando com suas presenças.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MOSTRA DE CULTURA HISPANO-AMERICANA

              A América Espanhola ou América Latina como conhecemos é formada por diversos países que possuem sua origem hispânica, preservando suas raízes culturais, costumes e características sociais bastante peculiares.
            Nosso país por sua localização geográfica, amplitude e características socio-políticas, ocupa posição privilegiada no contexto latino-americano, desenvolvendo estreitos laços internacionais com nossos vizinhos, a exemplo das relações do MERCOSUL e CONESUL, que são muito mais amplas do que somente comerciais, percebidas nos municípios próximos de Santana do Livramento, Aceguá, Barra do Quaraí e Uruguaiana, fronteira com o Uruguai e Argentina, onde as culturas de ambos os países estão permeadas com as nossas.
              Na busca de vivenciar estes costumes, no dia 10 de novembro de 2012, pela parte da manhã, os alunos do CTBM/SG participaram da 1ª Mostra de Cultura Hispano-americana, desenvolvendo diversas atividades na sede do liceu militar, sob a execução das Professoras Patrícia de Lingua Espanhola, Sônia da Supervisão Escolar e coordenação da Seção de Ensino.
              As atividades culturais abrangeram os países vizinhos ao Brasil, mostrando ao público que visitou nosso colégio, um pouco da cultura da Bolívia, México, Porto Rico, Honduras e outros países que possuem cultura hispanica. 
             Durante as atividades desenvolvidas, também houve apresentação da Escola de Dança Valéria Lacerda, através de seus bailarinos dançando diversas músicas ao ritmo da Salsa. 
             De forma diferente de outras atividades, procuramos a opinião de algumas pessoas sobre o evento, tendo o Sr Hélio Menna, que já foi secretário de educação do municípío de São Gabriel, salientado que "este tipo de atividade, além de contribuir para a competência, organização, trabalho em equipe, resgata a cultura dos países apresentados e agrega conhecimento profundo aos alunos. Salientou ainda que este modelo de trabalho poderia ser adotado pelas escolas, pois é simples, de baixo custo e de grande relevância para o conhecimento dos alunos."
            A Professora Dóia, regente da disciplina de História do nosso CTBM/SG, manifestou-se por estar "encantada com o que percebeu em nossa escola, pois em primeiro plano notou que o trabalho da Professora Patrícia alicerçou-se em confiança e interação com os alunos, exercitando o envolvimento, responsabilidade e criatividade dos nossos adolescentes. Ressaltou também que a família esteve envolvida com o trabalho proposto e que em todos os seus anos de trabalho poucas vezes verificou atividade parecida".

        O Corpo de Alunos que sempre desenvolve papel fundamental nas atividades do Colégio Tiradentes, nesta oportunidade criou voz através das palavras da Soldado Costa, relatando que "a atividade é muito boa, pois estimula a criatividade e interação dos alunos, professores e de todas as demais parcelas da comunidade escolar do Tiradentes".

Parabéns à Professora Patrícia, Sônia, Seção de Ensino e Corpo de Alunos pela coordenação dos trabalhos e em especial aos nossos alunos que nos surpreendem a cada dia e a cada atividade desenvolvida!

domingo, 11 de novembro de 2012

SOLENIDADE DE ENTREGA DE ALAMARES

       Na manhã da última sexta-feira, 9 de novembro de 2012, foi realizada no saguão do Colégio Tiradentes da Brigada Militar - São Gabriel, uma formatura geral com todos os alunos deste Estabelecimento de Ensino com o objetivo de realizar a entrega dos Alamares referentes ao 1º e 2º trimestres do ano letivo de 2012.



       A solenidade contou com grande presença de pais e familiares dos alunos agraciados, Militares Estaduais e professores do Colégio, onde foram entregues os Alamares de Mérito Intelectual, Mérito Disciplinar e do Grupamento de Honra a todos aqueles alunos que ao longo desses dois trimestres fizeram jus a ostentá-los.


       O uso do alamar é uma forma de reconhecimento e destaque dos alunos com excelência no desempenho escolar e no exercício das funções da estrutura de disciplina do Corpo de Alunos, sendo acompanhados através de Ficha Disciplinar Individual.
        O seu uso está contemplado no Capítulo III, artigo 6º, do Regulamento de Uniformes, Insígnias, Distintivos e Apresentação Pessoal dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar, como peças complementares dos uniformes.

       Conquistaram o ALAMAR INTELECTUAL referente ao PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO DE 2012 a aluna do 3º Ano CORRÊA, do 2º Ano Alunos DORNELLES, MONTAGNER, BRASIL e PÂMELA, do 1º Ano Alunos JULIANA, NILO, BARÃO, MIILER, CARLOS, MATOS, IZABELA, BRUNO, BARROS, SOARES, PIZZUTTI, MATOSO e WATTIMO, e referente ao SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO DE 2012 os Alunos do 1º Ano Alunos BENEDETTI, ANDRADE, LUCHER, VULCANIS, GIZELE e CODEVILLA.

       Conquistaram o ALAMAR DISCIPLINAR referente ao PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO DE 2012, os Alunos do 2º Ano LAUXEN, LUCAS e SANTOS e referente ao SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO DE 2012, os Alunos do 3º Ano ABREU, GAMA e CRISTIELE e do 2º Ano Aluno SANTOS.

     Conquistaram o ALAMAR DO GRUPAMENTO DE HONRA referente ao PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO DE 2012 as Alunas do 3º Ano MARTINS e SOUTO, do 2º Ano Aluna CASSOL e referente ao SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO DE 2012, os Alunos do 2º Ano TEIXEIRA e NASR.

     Na mesma oportunidade foram entregues os troféus coletivos e individuais (destaques) conquistados por ocasião da participação nos IV Jogos da Integração dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar, realizados na cidade de Santa Maria entre os dias 18 a 20 de outubro de 2012.


 

RAINHA DA 25ª EDIÇÃO DOS JINCOP

Os Jogos Intercolegiais da Primavera - JINCOP, amplamente conhecido no município de São Gabriel, tiveram suas atividades iniciadas a vários dias, sendo que desde o ano de 2010, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel vem participando deste evento.
Dentre as atividades propostas pela organização do evento, além das diversas modalidades esportivas, também é realizada em todas as edições do concurso, a escolha da Rainha dos JINCOP, ocorrida no dia 9 de novembro de 2012.

 
Neste Ano de 2012, pela terceira vez consecutiva, nas dependências do Ginásio de Esportes Plácido de Castro, o Colégio Tiradentes de São Gabriel conquistou o título da Rainha dos Jogos Intercolegiais da Primavera.
A soberana da 25ª Edição dos Jogos  é a Aluna FABIANA DA SILVA KAUFMANN, segundo-anista da Turma 23 do nosso Colégio Tiradentes, de 16 anos de idade, filha de Clóvis Pedro Kaufmann e de Elaine Silva Kaufmann.


O título do Ano de 2010 foi conquistado pela aluna LUANNA BORTOLETTI VARGAS, hoje aluna do 3º Ano e no Ano de 2011 a escolhida para ostentar a faixa de Rainha da competição foi a Aluna FERNANDA SOUTO MACHADO, que atualmente não integra o Corpo Discente de nosso Colégio. 
Representando o Comando do Colégio Tiradentes de São Gabriel, participaram da solenidade de recebimento da faixa de rainha da JINCOP, o Capitão Assis Brasil e o 1º Tenente Demutti.


                  PARABÉNS À ALUNA KAUFMANN PELA COQUISTA!!



8ª ETAPA DO CIRCUITO ESTUDANTIL GABRIELENSE DE XADREZ (CEGAX)

O Clube de Xadrez do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel esteve participando na manhã deste sábado, 10 de novembro de 2012, das 8h 30min às 13 horas, da 8ª Etapa do Circuito Estudantil Gabrielense de Xadrez (CEGaX) – New Life, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, no Bairro Independência. 

 A competição se desenvolveu em 7 rodadas, contando com a participação de 24 (vinte e quatro) enxadristas, tendo participado representando nosso Colégio Tiradentes os alunos PIRES e SANTOS do 2º Ano, CAON, ANDRÉ LUIS, WALLACE e FAGUNDES do 1º Ano, que ao final do evento conquistaram as seguintes colocações:

·       Campeões por Equipe;
·       3º lugar Geral Individual (Aluno CAON);
·       4º lugar Geral Individual (Aluno SANTOS);
·       5º lugar Geral Individual (Aluno PIRES);
·       8º lugar Geral Individual (Aluno FAGUNDES);
·       11º lugar Geral Individual (Aluno ANDRÉ LUIS);
·       15º lugar Geral Individual (Aluno WALLACE).



sábado, 10 de novembro de 2012

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO 2013

   
          Na seção de páginas deste blog, está divulgada a listagem de homologação de inscrições do Processo Seletivo De Admissão E Classificação Para Ingresso No Colégio Tiradentes Da Brigada Militar/São Gabriel – ano letivo de 2013.
        A informação também está disponível no site da Brigada Militar (www.brigadamilitar.rs.gov.br), na aba Editais.