SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

terça-feira, 28 de agosto de 2012

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO DE 2013


                   O Comando da Brigada Militar homologou o edital que regulará o Processo Seletivo e Admissão de novos alunos dos Colégios Tiradentes para o ano letivo de 2013, após o período de análise e adequação das rotinas que serão seguidas neste processo.
                       Orientamos aos senhores pais ou responsável legal pelos candidatos ao processo seletivo e admissão para o ano calendário 2013 que se mantenham atentos aos prazos estabelecidos no edital que está disponível no site da Brigada Militar, através do endereço eletrônico http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Concursos/CTBM.aspx .

domingo, 26 de agosto de 2012

CTBM/SG DESFILA EM RIVERA

 
Atendendo ao convite do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste – CRPO/FO, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar – São Gabriel através de uma representação de 16 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, acompanhados de Policiais Militares do Corpo de Alunos do Colégio, deslocou neste sábado, 25 de agosto de 2012, até a cidade de Santana do Livramento para juntamente com o efetivo de Policiais Militares  da Guarnição Estadual de Santana do Livramento, participarem do desfile alusivo a Independência da República Oriental do Uruguai, na cidade fronteiriça de Rivera.
A representação deste Colégio foi formada pelo Comandante do Corpo de Alunos 1º Tenente DEMUTTI, pelos Monitores de Disciplina Soldados VOLNEI e COSTA e pelos Alunos 3º Anistas MINUZZI, VIEIRA, BRAYAN, SILVEIRA, SIQUEIRA, GAMA, TEIXEIRA, TRINDADE, LEITES, MARTINS, ABREU, BUSNELLO, VENS, ALOY, ABNER e SEVERO.
Ao chegarem à sede do Comando Regional por volta de 8h 30min foram recebidos pelo Sr. Ten Cel QOEM ROBERTO ORTIZ PEREIRA, Chefe do Estado Maior do CRPO/FO, sendo oferecido um café da manhã aos visitantes antes da preparação para as atividades que seriam desenvolvidas.
Por volta das 11h 50min, o CTBM – São Gabriel já incorporado ao efetivo da Brigada Militar de Santana do Livramento, formando uma Guarda Bandeira que conduziu os pavilhões Nacional e Rio-grandense e de um efetivo que conduzia e guarnecia os estandartes do 2º Regimento de Polícia Montada e do Colégio Tiradentes, todos sob o comando do Ten Cel ORTIZ, Chefe do Estado Maior do CRPO/FO, iniciaram o desfile em marcha pela Avenida Sarandi, na cidade uruguaia de Rivera, sob o aplauso da população local e de brasileiros que acompanhavam a participação das Unidades Militares Federais e da Brigada Militar de Santana do Livramento, bem como das tropas federais, policiais, estabelecimentos de ensino e entidades daquele país, presentes naquele evento.
Ao final foi proporcionado aos alunos do Colégio Tiradentes de São Gabriel conhecer e visitarem um Shopping recém-inaugurado na cidade uruguaia de Rivera e após, na sede do CRPO/FO, foi oferecido um almoço ao efetivo de Militares Estaduais e Alunos que lá estiveram, contando sempre com a presença do anfitrião, o Chefe do Estado Maior do Comando Regional.

JERGS 2012 - XADREZ


Dando continuidade em suas participações nas competições de xadrez que se realizam neste município, na última sexta-feira, 24 de agosto de 2012, o Clube de Xadrez do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel se fez presente na Fase Regional (19ª CRE) da modalidade de Xadrez dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS 2012, que se desenvolveu nas dependências da Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar de São Gabriel – ACASBM – SG, onde estiveram presentes delegações das cidades de Santana do Livramento, Rosário do Sul e Quaraí, bem como de diversas escolas da área urbana e da zona rural de nosso município.
O Clube Xadrez do CTBM – São Gabriel participou nas categorias Juvenil Masculino com 13 alunos, Juvenil Feminino com 02 alunas e Infantil Masculino com 01 aluno, sendo eles os Alunos Leites (3º Ano), Pires, Lauxen, Richard, Santos, Artur, D’Ávila e Nasr (2º Ano), Caon, Vulcanis, André Luis, Wallace, Pedro e Leonan (1º Ano) e as Alunas Fernandes e Macedo (1º Ano).
Depois de realizadas cinco rodadas nas categorias Juvenil e Infantil Masculino e três rodadas na categoria Juvenil Feminino, os Alunos do Tiradentes de São Gabriel conquistaram a seguinte colocação no Juvenil Masculino, que contou com a participação de 36 competidores:  Al Caon (2º lugar), Al Vulcanis (4º lugar), Al Pires (5º lugar), Al Lauxen (6º lugar), Al Richard (7º lugar), Al Leites (8º lugar), Al André Luis (9º lugar), Al Santos (10º lugar), Al Wallace (14º lugar), Al Artur (16º lugar), Al D’Ávila (27º lugar), Al Nasr (30º lugar) e Al Leonan (36º lugar). No Infantil Masculino que teve a participação de 30 competidores o Aluno Pedro obteve a 26º lugar e no Juvenil Feminino que contava com a presença de apenas 04 participantes as Alunas Fernandes e Macedo obtiveram o 3º e 4º lugares, respectivamente.
O Clube Xadrez do CTBM – São Gabriel, fundado em 19 de outubro de 2011, com quase um ano de existência, tem estado presente em quase todas as provas desenvolvidas no município de São Gabriel tendo os seus integrantes conquistado colocações de destaque nas competições que ocorreram, e a equipe como um todo obteve no ano de 2011 o 1º lugar no Circuito Estudantil Gabrielense de Xadrez – CEGaX e durante este ano de 2012 até o final da 5ª Etapa do referido circuito tem se mantido na vanguarda entre as escolas participantes.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SÁBADO FESTIVO

Na manhã do dia 11 de agosto de 2012, em um sábado descontraído e animado, dentro das atividades propostas na disciplina de Espanhol conduzida pela professora Patrícia Ferreira, os alunos das três séries do CTBM – São Gabriel, organizados dentro das turmas de sala de aula, realizaram apresentações artísticas, plagiando cantores e grupos que tem em seus repertórios músicas no idioma espanhol, primando por apresentarem-se caracterizados e por buscarem o máximo de proximidade com o que estavam reproduzindo.
No palco especialmente armado para a realização da tarefa, apresentaram-se em torno de vinte grupos que se fizeram presentes nesta mostra de busca do conhecimento e na expressão do idioma que faz parte do currículo escolar e também de livre manifestação de arte e cultura, aliadas ao trabalho principal.



Também se fizeram presentes na atividade desenvolvida no saguão do Colégio Tiradentes, o comando do OPM,  pais e responsáveis pelos alunos, professores e Militares Estaduais, prestigiando o evento organizado.


 


 

 

DIA DOS PAIS

Visando sempre fortalecer os laços afetivos entre escola e família foi realizada neste último sábado, 18 de agosto de 2012, nas dependências do Clube dos Subtenentes e Sargentos do 9º Regimento de Cavalaria Blindado - 9º RCB, uma confraternização em comemoração a passagem do Dia dos Pais.
Após a recepção aos pais e alunos, foi transmitido pelo Capitão Assis Brasil, Subcomandante do CTBM – São Gabriel, as boas vindas aos presentes e o agradecimento pelo comparecimento, fazendo menção a data transcorrida e comentando sobre a importância dela ser celebrada.
A professora e Orientadora Educacional do CTBM-SG, Prof.ª Magda de Martins, fez uma alusão à data, reforçando a importância da presença paterna na vida dos adolescentes, que tem nos pais uma referência durante toda a sua vida. 
Após, foram projetados vídeos referentes à data celebrada, seguido de um café disposto em um Buffet diversificado, organizado pela Soldado Costa, professoras Magda,  Beatriz e funcionária civil Mariluce.
Ainda naquela manhã foi realizada uma partida de futebol entre pais e filhos na quadra de grama sintética do Clube Militar, culminando com o encerramento do evento.
Desta forma, a Brigada Militar através do Comando do Colégio Tiradentes de São Gabriel, parabeniza a todos os pais pela data transcorrida, agradecendo as dignas presenças no evento, desejando sucesso e felicidades a todos.



VISITA AO 6º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE

      O 6º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Tenente Coronel José Carlos de Carvalho, foi objeto de visita pelos alunos do Colégio Tiradentes de São Gabriel, acontecida pela parte da tarde do dia 14 de agosto de 2012 .
       O Corpo de Alunos, comandado pelo 1º Tenente DEMUTTI, contando também com a presença do Capitão ASSIS BRASIL, subcomandante do CTBM-SG,  foi recebido pelo Ilmº Sr Tenente Coronel PAULO CEZAR DE PAOLI, Comandante do 6º BECmb, momento em que manifestou a sua vivência quando adolescente, de oportunidade em que visitara uma OM do Exército Brasileiro, tendo isto influenciado em muito na sua vocação profissional.


      O Comandante, que foi aluno do Colégio Militar do EB,  explanou também sobre a profissão de Oficial do Exército Brasileiro, carcaterizando-a e salientando as formas de ingresso nesta carreira militar.
         Nossos alunos tiveram a oportunidade de participar de solenidade militar na explanada, além de terem tido a oportunidade de participar da Mostra de Materiais e Equipamentos de Engenharia de Combate da "Caserna de Bravos",  utilizados nas missões de apoio ao combate, a atividade do Batalhão traduz-se nos trabalhos técnicos, ou seja, Reconhecimentos Especializados, Estradas, Pontes, Organizações do Terreno, Instalações e Assistência Técnica.
        A Brigada Militar sente-se honrada pela oportunidade de convívio de caserna que lhe foi propiciada pelo Comando do 6º BECmb.




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO E ADMISSÃO PARA O ANO DE 2013

                    O Comando da Brigada Militar deverá homologar nos próximos dias, o edital que regulará o Processo Seletivo e Admissão de novos alunos dos Colégios Tiradentes para o ano letivo de 2013, após o período de análise e adequação das rotinas que serão reguladas neste processo.
                    Além desta rotinas do período seletivo e de admissão, já estarão inclusos no edital, o período para matrícula (mês de janeiro de 2013) e o período para fotografias dos novos alunos,  medidas dos fardamentos,  semana de adaptação, etc...
                    Orientamos aos senhores pais ou responsável legal pelos candidatos ao processo seletivo e admissão para o ano calendário 2013 que se mantenham atentos à divulgação nos próximos dias do edital que será disponibilizado no site da Brigada Militar e neste Blog.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

JERGS 2012 - FUTEBOL DE SALÃO FEMININO

Na tarde de terça-feira, 7 de agosto de 2012, a equipe feminina de Futsal do Colégio Tiradentes de São Gabriel participou, juntamente com outras quatro equipes, da Fase de Coordenadoria (19ª CRE) dos Jogos Estudantis do Estado do Rio Grande do Sul – JERGS, na cidade de Santana do Livramento conquistando o 3º lugar na competição, que teve como campeã a equipe de Quaraí e  vice a equipe de Rosário do Sul.
A equipe do Tiradentes de São Gabriel foi formada pelas Alunas 3º Anistas FÉLIX e TRINDADE, 2º Anistas KAUFMANN, AMANDA e PÂMELA e 1º Anistas JULIANA, DHALILA, SEEGER e GIZELE, acompanhadas pelo professor de Educação Física ALEXANDRE D'AMBRÓSIO e pela Monitora de Disciplina, Soldado COSTA.

O Comando do CTBM/SG parabeniza as alunas pela conquista.



" DE CARA COM O FUTURO!"

                Durante mais uma das atividades do programa interno de valorização das profissões - "DE CARA COM O FUTURO!", foi realizada no dia 07 de agosto de 2012, pela parte da manhã, a palestra A PROFISSÃO DE ARQUITETO, proferida pelo arquiteto Álvaro Abib.

          Nesta ocasião foram salientadas as características da profissão, campo de trabalho, análises sobre o mercado e detalhes sobre essa profissão tão importante para a sociedade atual.
         
             O programa "DE CARA COM O FUTURO!" tem por objetivo principal a explanação sobre as diversas profissões públicas e liberais, possiblitando que nosso aluno tenha uma percepção das suas particularidades, trazidas por relatos dos próprios profissionais que atuam nessas áreas profissionais.

CURSO DE INSTRUTOR DO PROERD

      No período de 23 de julho a 03 de agosto de 2012 o Colégio Tiradentes de São Gabriel esteve representado através da Soldado RITIELE DE SOUZA DA COSTA, integrante do Corpo de Alunos deste Colégio, na 8ª Edição do Curso de Formação de Novos Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, que se realizou no  Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste, nas dependências do Núcleo de Estudos Fronteiriços na cidade de Santana do Livramento – RS, localizado na Fazenda Lolita e em escolas da rede de ensino daquele município.
 
 

 O PROERD oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento
O Curso de Formação de Novos Instrutores  do PROERD capacita Policiais Militares voluntários e dentro de um perfil necessário para trabalhar o tema prevenção as Drogas e a Violência com alunos do Ensino Fundamental (5º e 7º Ano) em sala de aula nas Escolas da rede pública e particular de ensino.
O curso concluído pela Soldado COSTA contou com a participação de 30 (trinta) Alunos PROERD, sendo dois integrantes da Policia Uruguaia.
  

terça-feira, 7 de agosto de 2012

TORNEIO ABERTO DE XADREZ DA ESCOLA CARLOTA VIEIRA

                
Nossos alunos participaram no último sábado, 04 de agosto de 2012, do 1º Torneio Aberto de Xadrez, de retorno às aulas,  promovido pelo Clube de Xadrez da Escola Municipal Carlota Vieira, sagrando-se campeões por equipe (10 alunos participaram), campeão geral individual (Al André Luis) e mais três classificações individuais premiadas (Al Santos, Al Arthur e Al Fagundes).
A equipe do Tiradentes, chefiada pelo 1º Tenente Demutti, Comandante do Corpo de Alunos, estava integrada pelos Alunos 2º Anistas ARTUR, PIRES, SANTOS, SALDANHA, D'ÁVILA e pelos Alunos 1º Anistas CAON , ANDRÉ LUIS, WALLACE, FAGUNDES e VULCANIS, que após a realização das 7 rodadas que envolveram 23 participantes pontuados, obtiveram o seguinte resultado:

·         Campeões por Equipe;
·         1º lugar Geral Individual (Aluno ANDRE LUIS);
·         3º lugar Geral Individual (Aluno ARTUR);
·         1º lugar  Juvenil (Aluno SANTOS); e
·         1º lugar Infantil (Aluno FAGUNDES).

O torneio foi organizado e arbitrado pelo Instrutor de Xadrez e Acadêmico da Unipampa Etchiel Ribeiro Moreira.

                 Parabéns ao Clube de Xadrez do CTBM/SG!!