SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO NA NOSSA PESQUISA DE OPINIÃO.

Boas Vindas

Sejam Bem-vindos ao nosso Blog. Venha conhecer um pouco do universo dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar.

"Formando jovens, preparando cidadãos!"

segunda-feira, 30 de julho de 2012

VISITA AO MUSEU DO GALO

A Turma 31 do CTBM-SG, no dia 04 de julho de 2012, pela manhã visitou a Igreja do Galo, em atividade desenvolvida pela Professora Sônia, supervisora escolar do CT e professora de Biologia.
Desde a inauguração do prédio, em 17 de junho, o Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, historicamente conhecido como Igreja do Galo, está  com a exposição sobre a vida e obra do fotógrafo Isaías Evangelho, que registrou locais e fatos históricos de São Gabriel. No local, ainda estão dispostas as primeiras peças do acervo do Museu João Pedro Nunes, que passarão a ser abrigadas ali, como imagens sacras e objetos religiosos, como uma imagem do Senhor morto, usada em antigas procissões da Semana Santa.
Também está em exposição à mostra “Resgatando a História Cultural de São Gabriel”, com brinquedos artesanais, sob a coordenação da professora Clair Alves.
A Igreja foi o primeiro templo de alvenaria erguido em São Gabriel, no ano de 1817. Tem este nome popular por que possuía um galo de bronze no alto de sua torre. O galo teria sido trazido para São Gabriel pelo Marechal João de Deus Menna Barreto, quando de vinda das reduções jesuíticas de São Miguel, em 1805.
A igreja foi a primeira matriz da Igreja Católica no município, perdendo este posto somente em 1924, após a inauguração da Igreja Matriz do Arcanjo. Levou um século para ser concluída. Seu galo de bronze foi furtado em dezembro de 1985, nunca mais sendo visto.
A atividade desenvolvida neste dia, além de proporcionar o conhecimento de mais um capítulo da históra do nosso município, estimulou os alunos a uma bela caminhada até o local da visitação e salientou a importância da frequência aos museus e demais locais que retratam nossa cultura.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CAFÉ DA MANHÃ TIRADENTES

            Na manhã do dia 09 de julho de 2012 o Comando do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel realizou o Café da Manhã Tiradentes, contando com as presenças do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de São Gabriel, ROSSANO DOTTO GONÇALVES, dos Ilustríssimos Senhores Comandantes dos OM do Exército Brasileiro no município, Tenente Coronel de Cavalaria UBIRAJARA BRANDT RODRIGUES, Comandante do  9º Regimento de Cavalaria Blindado – Regimento João Propício – e da Guarnição Federal de São Gabriel, Major de Engenharia ANTÔNIO VITOR VIEIRA TEIXEIRA, Subcomandante do 6º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Tenente Coronel José Carlos de Carvalho e do Major de Comunicações EUGÊNIO CORRÊA DE SOUZA JÚNIOR, Comandante da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada – Companhia Praça Forte de Caxias.
            Da mesma forma também prestigiaram o evento com suas presenças, os Ilustríssimos Capitão QOEM ANIBAL MENEZES DA SILVEIRA, Comandante do Esquadrão de Polícia Montada de São Gabriel e o Capitão RAFAEL ASSIS BRASIL RAMOS ARO, subcomandante do Colégio Tiradentes.
            O Café da Manhã Tiradentes foi instituído pelo atual Comandante do Colégio Tiradentes, Major QOEM GIOVANI PAIM MORESCO, com o objetivo de fortalecer os laços institucionais entre a Brigada Militar, Exército Brasileiro, poderes constituídos e demais forças vivas do município de São Gabriel.
            Neste primeiro encontro foi entregue a todos os oficiais e ao prefeito municipal, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do CTBM-SG para o quadriênio 2012-2015, constituindo-se no compromisso institucional do Colégio Tiradentes para com a Comunidade Gabrielense.   
  

terça-feira, 17 de julho de 2012

VISITA DO SUBCOMANDANTE GERAL DA BRIGADA MILITAR

     No dia 12 de julho de 2012, o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de São Gabriel teve a honra de receber a visita do Coronel QOEM ALTAIR FREITAS CUNHA, subcomandante-geral da Brigada Militar.   
     Neste dia o Coronel ALTAIR percorreu as instalações do nosso CT, salientando a importância desta unidade de ensino médio da Brigada Militar, não só ao município de São Gabriel mas também para o estado do Rio Grande do Sul.
    Na fotografia o Senhor Coronel QOEM ALTAIR entre o Major QOEM MORESCO, Comandante do CTBM/SG e o Capitão QOEM ASSIS BRASIL, subcomandante.